|
Manual da Piscina
Depois de uma exaustiva semana de trabalho ou mesmo ao final do dia não pode haver nada melhor do que relaxantes momentos de lazer com a família e os amigos, principalmente se o cenário incluir uma cristalina e refrescante piscina. Sonho de milhões de pessoas em todo o mundo, a piscina é o espaço perfeito para a confraternização e a prática de esportes como a natação e a hidroginástica. Ao mesmo tempo, ela representa um investimento de grande porte e origina uma intervenção definitiva no terreno e no imóvel. Por todas essas razões é preciso um detalhado planejamento na hora da construção de forma que a piscina corresponda às suas melhores expectativas. |
 |
O azulejo tem se destacado como o produto mais adequado para o revestimento de piscinas devido às suas excelentes características construtivas, à variedade de formas e peças complementares e ainda porque os produtos alternativos não reúnem as propriedades técnicas do revestimento cerâmico.
A qualidade final de uma piscina ou instalação equivalente é resultado direto da execução correta aliada ao planejamento de todas as fases do processo construtivo: especificação dos materiais (revestimento cerâmico, materiais de assentamento e rejuntamento), projetos técnicos super detalhados (escadas, deságües, entradas e saídas de água etc), incluindo desde a estrutura até a disposição das juntas de deformação, planejamento da execução, dos trabalhos complementares e dos controles a realizar. Se estas etapas não forem criteriosamente observadas podemos nos ver imersos em contínuos e sucessivos trabalhos de adaptação e correção, geralmente caros e de conseqüências imprevisíveis.
Planejamento eficiente
Segurança
Piscina não é sinônimo apenas de diversão, mas também de perigo. Para evitar acidentes, ao planejá-la você deve ter em mente algumas medidas básicas de segurança
• Especificação: atenção para a especificação do revestimento cerâmico para borda e interior da piscina. Utilize revestimentos Eliane classificação LE para borda (deck) e LP para o interior da piscina.
• Escada: a escada tipo marinheiro é obrigatória para profundidades iguais ou superiores a 0,50 m. Porém, esse tipo de escada não é adequada a pessoas idosas pois dificulta a saída da piscina. A solução fica por conta de uma escada submersa, construída em alvenaria, que tanto garante a entrada e a saída de todos os usuários como também serve de banco para descanso. Construída como um acesso lateral ela não compromete a profundidade e permite a prática de natação ou outros esportes.
• Crianças: para evitar a construção de uma piscina rasa para crianças - que acaba perdendo a utilidade quando elas crescem, uma das soluções adotadas é o declive acentuado, com a profundidade variando entre 0,5 m - do lado infantil – até 1,5 m (ou mais), na parte dos adultos.
• Trampolim: só é adequado para piscinas com profundidade superior a 3,5 m, o mínimo necessário para amortecer o salto. Alturas menores podem levar ao risco de acidentes sérios. A mesma preocupação você deve ter com os escorregadores e tobogãs. Usados pelas crianças eles devem ser integralmente fiscalizados pelos pais. É importante que apenas uma pessoa de cada vez utilize o brinquedo, pois ocorrem com freqüência acidentes quando uma criança, ou mesmo um adulto, cai sobre o outro, acertando-lhe, com os pés, a nuca ou os dentes.
• Capas de proteção: para garantir maior segurança às crianças, convém cobrir ou resguardar a piscina com capas de dupla função: impedir a queda de pessoas e, ao mesmo tempo, o depósito de sujeira. Nos meses de inverno, quando é pouco usada, recomenda-se proteger a piscina para manter preservada sua integridade e a dos equipamentos.
• Iluminação: quando realizar o projeto de iluminação interna da piscina, outra maneira de evitar acidentes é empregar instalações de menor voltagem. O ideal são equipamentos de 12 volts, com luminárias blindadas e que disponham de fio terra.
Manual da Piscina
Porque a piscina de concreto revestida de cerâmica é melhor?
Se você optou por uma piscina de concreto, parabéns, você está certo! A piscina de concreto oferece uma série de vantagens:
• Versatilidade na definição do formato. Você poderá ter a piscina como sempre sonhou podendo incluir uma cascata, chafariz ou contar com um sistema de aquecimento.
• Versatilidade nas cores. Com tantas opções de cores e peças decoradas você terá a oportunidade de executar um projeto exclusivo.
• Durabilidade. Uma piscina bem executada e revestida com revestimento cerâmico de qualidade é para sempre.
• Não desbota pois é totalmente estável aos raios ultra-violeta.
• O visual da água é mais claro e limpo.
• É mais fácil de limpar.
• Possui maior resistência química.
Especificação do revestimento cerâmico
O revestimento cerâmico utilizado antigamente para as piscinas era geralmente o azulejo, nas cores azuis ou branca. Por estar exposto a variações de temperatura mais extremas, ataque químico dos produtos utilizados no tratamento da água ou limpeza de piscina e umidade constante o azulejo eventualmente apresentava danos do tipo gretagem ou ataque químico. A indústria cerâmica evoluiu e foram desenvolvidos produtos específicos para resistir a todos os esforços a que serão submetidos quando utilizados como revestimento em piscinas. Além do interior da piscina, os produtos destinados ao revestimento das bordas e áreas de circulação também são importantes uma vez que são fundamentais para garantir a segurança ao caminhar numa superfície que geralmente está molhada.
A Eliane Revestimentos Cerâmicos desenvolveu e lançou linhas de produtos para serem utilizados no interior da piscina, bordas e áreas de circulação, extremamente resistentes à gretagem (finas trincas que podem surgir na parte esmaltada das peças), ataque químico e com coeficiente de atrito adequado para áreas úmidas. Observe a indicação do local de uso nas embalagens dos produtos Eliane. Lembramos que o revestimento adequado para a borda (deck) é o de classificação LE e, para o interior da piscina, a classe LP.
|
|